Como implantar gestão por competências

Boletim Gestão por Competências IV – Competências Corporativas

Eu sou Odete Rabaglio e estou compartilhando minha metodologia de Competências corporativas para que você tenha maior facilidade e segurança para a implementação deste projeto na sua empresa. Neste boletim, vamos aprofundar cada uma das etapas da Gestão por Competências, por se tratar de um tema longo, vou enviar nesta etapa os passos de 4 a 6 e continuo no próximo boletim. Aguarde, você terá todos os passos em breve!

Passo a Passo para implantar Competências Organizacionais ou Corporativas

  1. Identificar as competências Imprescindíveis, as mais indicadas pelos indicadores no número de competências que sua empresa deseja ter.

Nesta e passo, você já analisou os indicadores, um por um, e extraiu as competências, e definiu a quantidade de competências que a empresa deseja ter.

Exemplo: sua empresa decidiu ter oito competências, você vai contar quantas vezes cada competência que foi extraída dos indicadores, e identificar as oito mais indicadas, mais votadas, essas serão as competências imprescindíveis.

  1. Identificar as competências Alavancadoras, são aquelas que foram votadas menor número de vezes, menor indicação que as imprescindíveis.

Nesta etapa, você já tirou as oito competências imprescindíveis e todas as que sobraram são as alavancadoras, não se assuste se a quantidade for grande, é assim mesmo, quanto mais indicadores no mapa estratégico mais competências são extraídas e todas as que foram indicadas menor número de vezes que as imprescindíveis, são as alavancadoras. As competências alavancadoras dão a sustentação para que a competência imprescindível cumpra o seu papel nas ações estratégicas da empresa.

  1. Criar as competências estratégicas da empresa (imprescindíveis + Alavancadoras)

Agora é o momento de colocar cada ovinho em suas cestas, por similaridade, exemplo, se você tem uma imprescindível Negociação, e como alavancadoras, comunicação, clareza, objetividade, saber ouvir, etc., essas podem ser alavancadoras de negociação, pois são ingredientes comportamentais que não podem faltar numa negociação. Tendo encaixado todas as alavancadoras nas imprescindíveis, teremos as competências estratégicas da empresa e o próximo passo é fazer a definição dessas competências. Vamos continuar no próximo boletim, até lá!!!

Odete Rabaglio | Rabaglio Educação Empresarial