como-ter-credibilidade

Boletim Gestão por Competências V – Competências Corporativas – ÚLTIMA PARTE

Boletim Gestão por Competências V – Competências Corporativas

Eu sou Odete Rabaglio e estou compartilhando minha metodologia de competências corporativas para que você tenha maior facilidade e segurança para a implementação deste projeto na sua empresa. Neste boletim, vamos aprofundar cada uma das etapas da Gestão por Competências, por se tratar de um tema longo, vou enviar nesta etapa os passos de 7 a 9, e continuo no próximo boletim. Espero que os boletins anteriores tenham sido úteis para o seu projeto. Aguarde, mais técnicas sobre este tema!

Já aprofundamos conhecimentos do passo um ao seis e agora vamos até o último passo:

  1. Fazer a definição das competências corporativas, considerando sempre o conjunto de competências Imprescindíveis e Alavancadoras.

Agora precisamos definir o que significa aquela competência imprescindível acompanhada de suas alavancadoras, a definição contempla todo o grupo de Competências é como se a competência imprescindível fosse uma caixa e as alavancadoras vão para dentro da caixa, a definição é para a caixa e seu conteúdo.

Exemplo, se eu tenho como competência imprescindível, o empreendedorismo e como alavancadoras, planejamento, pró atividade e visão estratégica, a definição poderá ser: “Capacidade da Organização de avaliar as tendências de mercado e o posicionamento da empresa no mercado para fazer investimentos ousados, inovadores e assertivos, com objetivo de se diferenciar com relação a concorrência!

Quando falamos de análise de tendência e posicionamento de mercado, estamos envolvendo as competências, pró atividade, visão estratégica, quando citamos investimentos inovadores e assertivos, estamos envolvendo planejamento, além de outras competências que não aparecem no exemplo, mas são utilizadas para alavancar a imprescindível.  É importante que esta etapa seja compreendida, porque aqui, já teremos as competências corporativas e suas definições, se você chegou até esta etapa na sua empresa, com toda esta clareza de origem das competências e definições, parabéns! Vamos agora no próximo boletim ver como são divulgadas as competências Organizacionais ou Corporativas.

  1. Preparar a estratégia de divulgação das Competências Corporativas

Nesta etapa vamos planejar o lançamento das competências corporativas e criar a estratégia de divulgação para que toda a população da empresa entenda para que servem essas competências para suas vidas e para a empresa.

Sempre que falamos em competências, provocamos reflexões críticas, somos levados a questionar se temos aquelas competências bem desenvolvidas e a importância de desenvolver o que não tem. Esse desenvolvimento, é de cada pessoa, ninguém toma, e vai potencializar o perfil para lidar com maior eficácia tanto em situações profissionais quanto pessoais.

A parte da ferramenta que será divulgada, disseminada e treinada, serão as competências imprescindíveis e suas definições, as alavancadoras servem como um documento de gestão de pessoas para área de Treinamento e Desenvolvimento, como já citado em boletins anteriores. A empresa deve criar um evento diferenciado para lançamento das competências corporativas, pode ser um workshop, uma palestra interativa, uma palestra show, onde todas as competências sejam disseminadas, deixando claro que elas significam para a empresa, para os cargos estratégicos e para o desenvolvimento de todos os colaboradores, as pessoas devem fazer reflexões sobre a qualidade dos seus resultados, tendo essas competências bem desenvolvidas no seu perfil e não tendo as competências.

Todos os veículos de comunicação devem ser utilizados para divulgação das competências corporativas, durante o tempo necessário para que elas sejam compreendidas por toda população da empresa. A Equipe Gestora do projeto deve criar um cronograma para cada veículo da empresa para divulgar informações das competências corporativas periodicamente.

  1. Preparar a estratégia de desenvolvimento das competências Corporativas.

Nesta etapa final, deste primeiro subsistema da Gestão por Competências, a Equipe Gestora do Projeto deve criar um plano de desenvolvimento das Competências Corporativas, começando pelos cargos estratégicos da empresa e contemplar toda população da empresa, oferecendo para cada nível hierárquico o conteúdo apropriado. Este cronograma de ações deve caminhar em paralelo com todo o projeto de Gestão por Competências.

As competências corporativas, serão apenas o primeiro subsistema, de um projeto de Gestão por Competências, futuramente vamos falar sobre outros subsistemas. É um bom começo mais ainda teremos muitas ferramentas pela frente.

Odete Rabaglio | Rabaglio Educação Empresarial