OBJETIVO
– Aperfeiçoar o desempenho dos Gestores proporcionando-lhes conhecimentos referentes à Liderança, visando seu desenvolvimento, motivação e melhoria do desempenho de suas equipes;
– Incentivar e sensibilizar os participantes sobre a importância do desenvolvimento de competências comportamentais de sucesso do lÃder atual;
– Sensibilizar sobre a importância de uma liderança baseada no respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas;
– Entender como funciona o feedback e os seus benefÃcios para equipes e Organização;
– Identificar o nÃvel de delegação de cada um e as etapas para uma delegação bem-sucedida, visando aumentar a confiança entre lÃder e equipe.
CONTEÚDO PROGRAMÃTICO
– Mudanças
– Autoteste de Liderança
– Sensibilização e flexibilização para absorver mudanças que agreguem valor a performance profissional em relação à s exigências de mercado no papel de Gestor de pessoas:
– Habilidades que eram valorizadas no lÃder do passado
– Habilidades exigidas pelo mercado de trabalho no perfil do lÃder atual
– A grande inversão de valores no papel do lÃder facilitador de resultados
– Como o lÃder administra mudanças junto à sua equipe
– Habilidades necessárias na contratação de membros da equipe
– Como reter talentos
– Como reconhecer os pontos fortes da equipe e pontos de melhoria com a construção de
plano de ação
– Como ter foco em resultados através das pessoas elevando a motivação e auto-estima da equipe.
Estilos da Liderança Situacional
– O que é liderança situacional e a prática no dia a dia
– Compreendendo como utilizar cada estilo de liderança
– A percepção das necessidades da equipe em cada situação
– Como potencializar produtividade e resultados através de pessoas
– Como investir na satisfação da equipe
– O lÃder treinador
– O lÃder desenvolvedor
– O lÃder orientador e motivador
– O lÃder delegador
– A comunicação de via dupla entre lÃder e equipe
– Saber ouvir: uma competência indispensável para o lÃder
– Comunicação Interna
– A excelência no atendimento ao cliente interno
Desenvolvendo competências comportamentais de sucesso da Liderança
– Conceito e aplicabilidade de competências nas Organizações
– Competências técnicas X competências comportamentais
– A importância da competência comportamental como diferencial de sucesso na liderança
– Perfil de competências do lÃder no mercado atual
– Identificando competências que potencializam o perfil do lÃder
– Competências que estimulam a gestão e desenvolvimento de Pessoas
Liderança Empreendedora
– Como identificar as necessidades especÃficas da equipe
– Como envolver a equipe e cobrar resultados sem desmotivar
– A importância do desafio e de novos projetos como demonstração de confiança na capacidade do liderado
– Como conquistar e exercer a liderança através do respeito
– Como fornecer feedback
– O que é feedback
– A importância do reconhecimento e valorização de pessoas
– O poder do feedback construtivo ou corretivo
– O poder do feedback positivo
– O poder do lÃder sobre a auto estima da equipe
– O poder do feedback para o crescimento e aperfeiçoamento da equipe
– Plano de Ação: ferramenta de planejamento de desenvolvimento
Carga horária: 12h.