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O que você faz para sua Equipe Vender mais? – Desenvolva Competências!!

O que você faz para sua Equipe Vender mais?

Desenvolva Competências!!!

Estamos na era das competências e sabemos que a Gestão por Competências é a forma mais eficaz e mais focada de fazer Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Como então fazer Gestão de equipe com foco em Competências?

  1. É preciso ter o mapeamento do perfil do cargo de cada colaborador. O mapeamento do perfil de competências é a “radiografia” do cargo, é a base da gestão por competências. Todas as ferramentas de Gestão podem ser desenvolvidas com base no mapeamento de competências, como por exemplo: as ferramentas de seleção, de avaliação, de treinamento, etc.
  2. Desenvolver uma ferramenta de avaliação com foco em competências com objetivo de identificar as competências que estão bem desenvolvidas e aquelas que precisam de um investimento para complementar o perfil e potencializar os resultados. No livro “Ferramentas de Avaliação de Performance com foco em Competências”, o Gestor tem todas as ferramentas necessárias para mapear o perfil de competências e desenvolver uma ferramenta de avaliação personalizada, sob medida para cada perfil. Esta ferramenta de avaliação terá a missão de identificar o que precisa ser melhorado no perfil de cada colaborador.
  3. Fazer Gestão de Desenvolvimento de Competências. Os itens anteriores perdem sua eficácia, caso o Gestor não esteja preparado para priorizar o investimento no desenvolvimento da equipe. O Gestor deve estar preparado para:
  • Rever o seu próprio perfil constantemente e desenvolver competências de Gestão desenvolvedora, treinadora, orientadora, motivadora, facilitadora do crescimento e desenvolvimento da equipe. Isto significa, fazer uma gestão de equipe orientada para resultados. Competências imprescindíveis para o gerenciamento de uma equipe vencedora:
    • Flexibilidade (para rever estratégias sempre que necessário)
    • Criatividade (para criar estratégias focadas em resultados)
    • Planejamento e estratégia (para planejar o desenvolvimento e crescimento da maturidade da equipe)
    • Empreendedorismo (para investir na equipe da forma correta na busca por resultados)
    • Pró-atividade (para ser capaz de prever tendências de mercado, aumento de resultados e planejar para o futuro)
    • Tomada de decisão e capacidade de risco (para ser capaz de arriscar com estratégia e tomar decisões rápidas e assertivas em relação ao desenvolvimento da equipe)
    • Relacionamento interpessoal (para ser capaz de interagir de forma positiva com os colaboradores da equipe, sendo capaz de motivar, entusiasmar e contagiar e alimentar a auto-estima para que se sintam capazes de enfrentar os desafios do mercado).
    • Empreendedorismo (para ter “fome” de sucesso e buscar novas idéias todos os dia para potencializar resultados).

Com estes ingredientes comportamentais, desenvolvidos no repertório comportamental, sendo praticado pelo Gestor, ele será capaz de ser exemplo para equipe, inspirar e influenciar positivamente, ganhando credibilidade e admiração da mesma, requisito imprescindível para excelência em Gestão e para desenvolver nos colaboradores da equipe as competências necessárias para extrapolar os resultados.

Maria Odete Rabaglio
Rabaglio Educação Empresarial