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Telefone sem fio – Requisitante x RH x Consultoria

O que fazer quando existe um intermédio entre requisitante e selecionador?
Se você é um Consultor de Recrutamento e Seleção, sabe do que estamos falando!

O requisitante faz o pedido de uma vaga X com perfil ou descrição Y para o RH da empresa e está por sua vez passa este pedido para a Consultoria contratada.

Parece simples não? Normalmente Não!

Com frequência neste processo algumas informações se perdem e o processo fica pobre ou faltando um pedaço. O que fazer?

Deve haver um alinhamento muito eficiente entre o RH da empresa e a Consultoria, é preciso que ambos falem a mesma língua, como por ex, desde saber que perguntas fazer ao requisitante, como um formulário padrão a ser preenchido. Não pode haver ruído na comunicação, pois o retrabalho muitas vezes acontece e gera espera e desgaste para os dois lados. Ruim para o requisitante que está à espera do perfil “perfeito” para o cargo, ruim para a Consultoria que não consegue fazer a fila andar e também muito ruim para o RH da empresa que fica recebendo cobranças do requisitante e cobrando a Consultoria.

É fundamental ter a descrição do cargo atualizada, e atualizar sempre que abre um processo seletivo do cargo, ela é a base para começar um trabalho de investigação de perfil de quais Competências técnicas e comportamentais são necessárias para aquele perfil de cargo e a partir daí ter um direcionamento e foco para encontrar o perfil adequado tornando o processo assertivo e ágil!

Quando há contratação de um consultoria, é fundamental que está tenha acesso a todas as informações necessárias e com RH e requisitante, para garantia de oferecer a qualidade que lhe é exigida, sem parceria e informação será impossível oferecer qualidade.

Portanto, é preciso derrubar muralhas que impedem a comunicação, e criar pontes entre a consultoria fornecedora de R&S com o RH e Requisitantes das vagas, para que a informação flua e acelere o trabalho com a qualidade necessária. A comunicação e informação é a base da qualidade. As informações dos gestores requisitantes são indicadores de competências, se não há possibilidade deste contato, grandes “gaps” se abrirão gerando retrabalho, demora no atendimento e entrega de perfis inadequados. Podemos mudar este quadro fortalecendo comunicação e técnica, simples assim.

Tiara Rabaglio

23/05/2016